Planejamento em saúde

O que é?

São várias as formas de se fazer planejamento em saúde. O processo de planejamento, entendido como prática social, envolve atores sociais e pode ser pensado por três premissas:

  1. O objetivo principal do planejamento em saúde é a saúde – contribuir para a melhoria do nível de saúde da população tanto quanto seja possível, dado o conhecimento e recursos disponíveis;
  2. Planejar não é fazer plano – o plano é apenas um instrumento, um meio, contendo orientações que visam concretizar as mudanças desejadas;
  3. O planejamento não deve ser apenas a expressão dos desejos de quem planeja – os objetivos e estratégias expressos no plano devem ser factíveis, do ponto de vista técnico e viáveis, do ponto de vista político, guardando portanto relação com a realidade.

É importante dizer que o planejamento deve ser desenvolvido a partir dos problemas do território em uma perspectiva intersetorial.

Exemplos de ferramentas de planejamento

Método SWOT

O método SWOT cuja sigla em inglês significa forças ou pontos fortes (S – Strenghts), Fraquezas ou pontos fracos (W – Weaknesses), Oportunidades (O – Opportunities) e Ameaças (T – Threats) é um modelo de avaliação baseado no modelo estratégico situacional. É elaborado por meio de uma matriz a partir da qual é facilitada a análise e a proposição de sugestões para tomada de decisões, de acordo com a governabilidade dos problemas listados (interna ou externa).

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Fluxograma descritor

É uma representação gráfica das etapas do processo de trabalho em sua totalidade. Por meio dele, sistematiza-se determinadas práticas de saúde do cotidiano da equipe, a fim de refazer o percurso e consequentemente, compreender como este está organizado, apontando problemas no cuidado aos usuários. É elaborado por um conjunto de símbolos. O fato de ser elaborado sob a perspectiva do usuário tende a melhorar a assistência prestada, podendo ser reelaborado sempre que houver necessidade de rever o problema de saúde escolhido. Tem como perspectiva beneficiar a equipe por ser construído coletivamente, evitando fragmentações no processo de trabalho e de cuidado, sendo muito utilizado para o planejamento e avaliação de processos pelos gestores.